Pular para o conteúdo principal

O SENTIMENTO DE CULPA... ("PENNY DREADFUL").


"(.  .  .) mas o homem é representado somente como caído no mal mediante a sedução, portanto, não corrompido desde o fundamento (inclusive segundo a disposição primeira para o bem), mas susceptível ainda de um melhoramento, em contraste com um espírito sedutor, i.e., um ser a que não se pode imputar a tentação da carne como atenuante da sua culpa; e assim ao homem que, além de um coração corrupto, continua ainda a ter uma boa vontade, deixou-se a esperança de um retorno ao bem de que se desviara."[1]


O capítulo que encerra a segunda temporada dos "Centavos de Terror"[2] ("Penny Dreadful") foi - como deveria ser - o ápice do tema de toda a temporada: a culpa.

Ao longo dos capítulos, vemos cada personagem ter de confrontar seus erros, suas falhas, as coisas mais graves que fez. A um, haver libertado a besta interior que deveria conter e assassinado dezenas; a outro, haver sacrificado o filho, em busca de descobertas geográficas. A este, haver brincado com a vida e a morte alheias, "substituindo-se a Deus" e trazendo à vida carnal quem já a deixara; àquele, ter sido mercador de escravos; a outro, haver assassinado alguém, recorrendo a poderes magnéticos que não deveria usar senão para a paz própria ou alheia...


Embora um gênio como Ariano Suassuna tenha dito que o problema fundamental da filosofia e o único que merece, de fato, sua atenção seja o problema do sofrimento/morte e sua concordância com a existência de um Deus bom e justo, creio que o problema da culpa também merece parte das nossas grandes reflexões.

Pela culpa matamos e nos matamos (coisa que Durkhein tentou equacionar em seu "Do Suicídio"[3]); pela culpa, desenvolvemos transtornos psíquicos e/ou comportamentais; pela culpa perdemos a alegria de viver.

Já houve mesmo quem dissesse que é a consciência coletiva da culpa pela crucificação, que faz com grande parte da civilização terrena tenha adotado a fortíssima imagem de um homem pregado em um madeiro, como símbolo da vinda de um Deus, a este plano carnal... Nunca lhe pareceu paradoxal, o símbolo?... E, dentre os que advogam esta ideia, há quem afirme também que, após sua redenção através da vivência dos pressupostos da paz entre todas as nações e entre todos os indivíduos, a humanidade afiliada ao Cristianismo adotará outro símbolo, para indicar sua fé em Deus, através da vida de Jesus.


Mas há os que, como o Diabo de Al Pacino, defendem que a culpa é apenas um saco de tijolos, que só precisamos deixar cair por terra.

O fato é que uma das características mais marcantes do ser humano é sua capacidade de formar juízo ético sobre a própria conduta - apesar das escolas filosóficas, científicas e/ou psicológicas que defendem a imperiosidade da abolição de qualquer sentimento de culpa (postulando, por exemplo, que ele nasce da educação imposta na infância). E que, depois deste juízo, sinta-se mais ou menos em paz consigo mesmo, mais ou menos feliz, mais ou menos realizado como ser humano, mais ou menos satisfeito consigo próprio.

Não há nenhuma etnia humana, nenhuma criatura humana sadia, que - atingida uma idade de razão - não faça juízos de valor sobre os próprio atos. À exceção dos psicopatas graves, a noção de culpa compõe a psique de um ser humano sadio. Na "Sétima Arte", seja na antítese "Batman versus Coringa" (a culpa pela morte dos pais versus completa ausência de sentimentos de culpa), seja na loucura do vilão de "Seven - Os 7 Pecados Capitais"), também é o herói quem é capaz de sentir culpa, nunca o vilão. Até mesmo os santos carregavam as suas (leia as Confissões de Santo Agostinho, ou as de Teresa de Ávila ou preste atenção ao que diz Paulo de Tarso: Pois o bem que quero, não faço, mas o mal que não quero, este sim faço - citado, aqui, de memória[4]).



Em Penny Dreadful, a busca das personagens principais é por redenção. Buscam resgatar a consciência de culpa ajudando-se mutuamente, sacrificando-se pelos demais, lutando contras demônios e, sobretudo, contra a própria natureza... Vivem - recordando a citação inicial, de Kant - a esperança de um retorno ao bem de que se desviaram.

Claro que você ou eu podemos achar que é tudo uma grande bobagem, esta estória de culpa; que seja tudo fruto de imposições das igrejas, resultados de educação repressora, de atavismos biológicos arrimados na necessidade da sobrevivência do grupo etc. 

Cada um de nós pode pensar o que quiser e é só em seus pensamentos que o ser humano é totalmente livre.




[1] Carta aos Romanos, capítulo 7: " Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei que atua em mim: Quando quero fazer o bem, o mal está junto de mim. No íntimo do meu ser tenho prazer na Lei de Deus; mas vejo outra lei atuando nos membros do meu corpo, guerreando contra a lei da minha mente, tornando-me prisioneiro da lei do pecado que atua em meus membros. Miserável homem que eu sou! Quem me libertará do corpo sujeito a esta morte?"



[2]Confira http://www.brasilescola.com/filosofia/sobre-suicidio-na-sociologia-Emile-durkheim.htm




[3] Kant, Immanuel, A Religião nos Limites da Simples Razão, Coleção Textos Filosóficos, Edições 70, Lisboa, Portugal, p. 50.
[4] Não é uma tradução; O título se refere aos Penny Dreadfuls, publicações de ficção e terror que eram vendidas na Inglaterra do século 19. Por serem histórias que custavam um centavo, tinham como apelido "centavos do terror" (Cf. https://pt.wikipedia.org/wiki/Penny_Dreadful).

Comentários

  1. Fantástico o texto. Apesar das diferenças entre os personagens e suas missões sobrenaturais, romãnticas, religiosas, etc., a forma que eles se relacionam consigo mesmos e com os outros é o que moveu toda a história. Não tive como fugir desse sentimento também, culpa. O tanto que me envolvi e o mesmo tanto que superestimei alguns personagens me arrastou para essa sensação "credo" errado. Obrigada. ❤️❤️

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica de Cecil - sobre leões, Da Vinci, Smith e nós...

Atribui-se a Leonardo da Vinci a seguinte afirmação: "Um dia, o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime contra um animal será um crime contra a humanidade". Caso seja verdadeira, é mais uma prova da genialidade desta personalidade singular... O mundo "civilizado" está de luto, nos últimos dias, em razão da morte do leão "Cecil" [1] , um leão, que era - e agora será sempre - um símbolo de todo um país, o Zimbábue. Se os animais escrevessem o "Diário da Selva", a notícia seria dada mais ou menos assim: "O mundo civilizado está de luto! Um de nossos reis, singular em nossa espécie, foi assassinado por três animais vindos das selvas urbanas, todos da espécie homo sapiens-demens [2] (espécie identificada pelo também animal e pesquisador Edgar Morin [3] ). Cecil, era um pai de família exemplar, líder de seu clã, bom esposo; deixa cinco filhos. Apesar de ser monitorado - via GPS - 24 horas por dia, Cecil caiu numa a

Canções de amor?...

Manet - "O Velho Músico" —  Por que nunca tocamos canções de amor, mestre? Este pequeno bardo ingênuo... Uma pergunta tão desnecessária quanto infantil – pensou o velho, abrindo o estojo e acomodando o alaúde, já se preparando para se erguer e deixar o pequeno palco. A mente divagou novamente: Quantas vezes já me perguntou tal coisa?!... Não desejava responder; não o faria. Jovem demais para tragédias de amor e coisas melosas assim... Para dissabores excessivos, por conta de semelhantes bobagens... — O que significa “dissabores”, mestre? Olhou espantado para o menino, que dera para ler-lhe os pensamentos, nos últimos meses. Por uma ou duas vezes, sentira-se alvejado por um sorriso matreiro do menino, quando este o flagrara caçoando – em pensamentos – dos ébrios das tavernas ou dos pseudo cavaleiros ajaezados e parvos. — Pare de ler meus pensamentos! O menino sorriu, matreiro. — Leia os do taverneiro, para saber se nos pagará e quando! Leia os dos senhore

Como foi que a vida lhe trouxe seus amigos? {Um texto que devia ter ido ao ar, mas não foi}.

De pé: Nick Mason, Syd Barrett, Roger Waters, Richard Wright; sentado: David Gilmour. Como foi que a vida lhe trouxe seus amigos? {Rock e amigos: cinco lembranças.} [1] O início de "Dark Side of the Moon" é a estupenda "Shine On You Crazy Daimond" e seus intermináveis quase vinte minutos. Quase todo fan de Pink Floyd [3] sabe, mas talvez você não: a canção é dedicada ao músico Syd Barrett, primeiro e principal front man do grupo e que, segundo os mais abalizados críticos, deu o tom do que a banda se tornaria, anos depois, mesmo após a chegada de David Gilmour. "Shine..." é dura e doce, fulgurante e melancólica, simples e profunda, inocente e perigosa... É magnífica - como Syd, aos olhos de seus amigos e de quem o conheceu com mais proximidade. Dele, todos os quatro falam com saudade e amor, nos minutos iniciais de "The Story of Wish You Were Here" [4] , ótimo documentário que conta os maiores "segredos" da feitura d