Pular para o conteúdo principal

CARTA DE CECIL AOS AFRICANOS E ORIENTAIS QUE TENTAM ENTRAR NA EUROPA.


Eu, "Cecil", apenas um leão africano, aos humanos que tentam ingressar na Europa.
Antes de mais nada, duas coisas a lhes dizer.
Primeira e mais importante: milhares de vocês (talvez todos!) vão morrer sem ler minha carta. Fiquem tranquilos. Eu já morri e afirmo: se você não tem culpa no cartório, aqui é melhor do que aí... E a maioria vai morrer no mar, mesmo, sem nem tocar a terra firme. Portanto, acalmem-se e esperem: "é doce morrer no mar", disse um grande baiano (embora ele gostasse mesmo era de ficar na rede, sonhando acordado).
Segunda: não, eu não sou "Rei" coisa nenhuma! E o Pelé, vocês sabem, também disse que não o era (aliás, se eu não sou, ele é que não é mesmo! Nem ele nem o Michael Jordan! Nem o Tiger Woods, que nem chega a ser leão!... O "Guga" foi rei em Paris, por três vezes, mas ele tinha juba! O Kenny G. é o rei do "sax" e tem juba também... Lembram do Kenny G., não?... Putz! Eu tô velho mesmo... Aliás, eu tô morto...).
Estou fugindo do tema... Foi mal. Vamos voltar.

Digo que vocês, assim como eu, não têm culpa - bem, talvez não exatamente "como eu", afinal eu nem tenho culpa nenhuma do que me aconteceu... A propósito, eu nem tenho livre-arbítrio para questões morais (Não?!), nem fico cogitando se Deus me ama ou não, depois de eu trucidar um antílope ou dois (mentira! Deus me ama, mesmo se eu matar todos os antílopes da Terra - coisa que eu não faria, naturalmente, já que eu sou um animal, não um ser humano... A verdade é que - agora estou falando demais... - sei que Deus me ama, não só porque me libertou dos humanos como também porque em seu livro - você sabe qual, não? O Livro - eu apareço muitas vezes, como símbolo de Jesus e/ou de Deus, embora Ele também seja mostrado como um cordeiro, em certas passagens apócrifas).
Bom vamos contornar e fugir do problema da culpa, não é? Não é que eu goste de contornar e fugir (eu detesto!), mas é que nem Kant nem Sartre conseguiram solucionar a coisa (sim, leões leem - as noites e certos períodos do dia são monótonos, às vezes, quando as fêmeas saem para caçar... Elas são as principais caçadoras, vocês não sabiam? "Não, 'vocês não sabiam', leão estúpido!" Vocês estão com fome, doentes e grande parte nem sabe ler...).
O fato é que, dentre as pessoas que têm culpa, a culpa de vocês é a menor, já que governos, grupos armados, imprensa (livre ou não), organismos internacionais, oligopólios industriais, megainvestidores e especuladores financeiros transformaram nossa Mãe África e nosso irmão Oriente Médio em caleidoscópios de turbulências sociais e instabilidade econômica.
Só resta fugir, não é? Pois é, não reclamem! Em primeiro lugar, ninguém ou quase ninguém quer mesmo, de fato, de verdade ouvir vocês reclamando! A Europa é deles, ok?... Não! Não me venham dizer que eles, só porque vieram à África ou foram ao Oriente Médio e - pela ordem - exploraram, escravizaram/torturaram/estupraram, desestabilizaram governos, impuseram crenças, costumes, idioma, trouxeram/levaram doenças etc., têm agora a obrigação de receber vocês... Bom eles a têm, não é? Vamos esperar que entendam isto.
Pelo menos vocês conseguiram fugir, e morrer numa fuga é melhor do que morrer sem tentar. Para mim, não havia esta opção e eu soube depois (que morri...) que eu tinha no corpo um troço que me monitorava via GPS (é, estou aprendendo palavras novas), até quando eu "ia pro mato" (Hahahaha! Esta é boa! "Ia pro mato!" "O leão foi pro mato!"... O Macaco Simão gostaria desta!... Quando ele morrer eu conto pra ele - se ele exagerar e não se cuidar, a turma que matou o pessoal do Charlei Hebdo mata ele).
Bom, é isto: vocês estão aí, vocês não têm culpa, vocês vão morrer etc., etc., etc. Sartre e Hobbes tinham razão: "O inferno são os outros", "O homem é o lobo do homem" (o que me lembra: eu nunca vi um lobo... Não daqueles grandes e lindos, tipo "Game of Thrones" - aliás, peçam a alguém para trocar a bandeira dos Lannister, ok? Eles são hienas, chacais, não leões!).
Vou encerrar. Duas coisas, antes de ir.
Primeira: meu irmão foi morto também, uns dois dias depois de mim (quase ninguém falou nada... É isto mesmo: eu sempre fui mais popular); digam à minha família que ele está bem, aqui comigo (ele e o último rinoceronte negro da Namíbia! - Vocês conseguiram novamente, idiotas! Extinguiram mais uma espécie!... "I did it my way", não é?... Cantem por aí, líderes mundiais e cidadãos indiferentes...).
Segunda: experimentem usar jubas vistosas e fazer cara de reis da selva. Pode ser que funcione e alguém preste atenção em vocês. Não façam cara de vítimas: nunca funcionou para os antílopes...
"A big hug from the sky, for everyone" (sim, eu falo inglês - fui colonizado, lembram?... -, mas o "médium" que encontrei não fala...).






[1] Texto de 15 de agosto de 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Canções de amor?...

Manet - "O Velho Músico" —  Por que nunca tocamos canções de amor, mestre? Este pequeno bardo ingênuo... Uma pergunta tão desnecessária quanto infantil – pensou o velho, abrindo o estojo e acomodando o alaúde, já se preparando para se erguer e deixar o pequeno palco. A mente divagou novamente: Quantas vezes já me perguntou tal coisa?!... Não desejava responder; não o faria. Jovem demais para tragédias de amor e coisas melosas assim... Para dissabores excessivos, por conta de semelhantes bobagens... — O que significa “dissabores”, mestre? Olhou espantado para o menino, que dera para ler-lhe os pensamentos, nos últimos meses. Por uma ou duas vezes, sentira-se alvejado por um sorriso matreiro do menino, quando este o flagrara caçoando – em pensamentos – dos ébrios das tavernas ou dos pseudo cavaleiros ajaezados e parvos. — Pare de ler meus pensamentos! O menino sorriu, matreiro. — Leia os do taverneiro, para saber se nos pagará e quando! Leia os dos senhore

Como foi que a vida lhe trouxe seus amigos? {Um texto que devia ter ido ao ar, mas não foi}.

De pé: Nick Mason, Syd Barrett, Roger Waters, Richard Wright; sentado: David Gilmour. Como foi que a vida lhe trouxe seus amigos? {Rock e amigos: cinco lembranças.} [1] O início de "Dark Side of the Moon" é a estupenda "Shine On You Crazy Daimond" e seus intermináveis quase vinte minutos. Quase todo fan de Pink Floyd [3] sabe, mas talvez você não: a canção é dedicada ao músico Syd Barrett, primeiro e principal front man do grupo e que, segundo os mais abalizados críticos, deu o tom do que a banda se tornaria, anos depois, mesmo após a chegada de David Gilmour. "Shine..." é dura e doce, fulgurante e melancólica, simples e profunda, inocente e perigosa... É magnífica - como Syd, aos olhos de seus amigos e de quem o conheceu com mais proximidade. Dele, todos os quatro falam com saudade e amor, nos minutos iniciais de "The Story of Wish You Were Here" [4] , ótimo documentário que conta os maiores "segredos" da feitura d